quinta-feira, 8 de março de 2012

Como andar no metrô de Paris: mapa e funcionamento do Metrô de Paris

Metrô de Paris


Horários Preços
6h às 0h30 - de Domingo à Quinta 1,70 € - bilhete unitário
6h às 01h30 – Sextas e Sábados 12 € - carnê com 10
bilhetes




... é um dos meios de transporte mais completos do mundo. Você pode se deslocar entre quaisquer bairros e pontos turísticos de Paris em apenas alguns minutos. Quase cem por cento dos pontos turísticos são servidos com uma estação de metrô na porta ou muito próximo. As indicações de saída também são muito boas e é quase impossível se perder. Vale lembrar que algumas estações possuem informações em inglês para facilitar a vida de quem não fala o francês.


O metrô de paris normalmente  é sinalizado por um grande « M » amarelo ou por uma placa verde escrito «  Metropolitan » ou «  Metro ».
São 284 estações em Paris e cerca de 400 em toda a Região Metropolitana, chamada “Île de France”. Ao total existem 14 linhas de metrô, além da 3 bis e 7 bis e cada uma é identificada por uma cor diferente para facilitar a composição do trajeto que você deseja fazer.

Mas como se movimentar entre tantas linhas e estações??


Muitas vezes você vai precisar fazer correspondências entre duas ou mais linhas para chegar ao seu destino. Mas não se apavore! Neste caso basta procurar no mapa (formato de bolso que é distribuído gratuitamente em qualquer estação) a estação de partida e a de chegada, sempre observando a direção da linha do metrô que você escolheu e sabendo que todas as linhas têm duas estações terminais (ex: linha 1 – amarela – direções: La Défense ↔ Château de Vincennes).
Quando estiver circulando pelas estações você também verá nas paredes as direções indicadas com a lista das estações daquela direção. É só conferir se a estação que você quer está indicada na lista e embarcar. Senão estiver, significa que você está indo na direção errada, claro!

Dicas!
Mini tradutor

Bus – ônibus
Entrée - entrada
Sortie – saída
Correspondance – correspondência, baldeação
      RER – Rede de trens da Região Metropolitana
Nunca jogue fora seu bilhete antes de terminar todo o seu trajeto e sair completamente da estação! A RATP – empresa que gerencia o metrô – tem fiscais espalhados pelas estações e você pode a qualquer momento ser fiscalizado tendo que apresentar o seu bilhete.

Mais Infos







Qual o funcionamento do metrô?
O Metrô de Paris funciona todos os dias de segunda a segunda, nos 365 dias do ano, sem interrupções em nenhum dia do ano. Exceto quando há greves!!
O horário de funcionamento é entre cerca de 6 h da manhã e meia-noite e meia.
  






Fique ligado!!
Às sextas e sábados o metrô funciona até 2h 15 minutos da madrugada.
Cada linha tem um horário um pouco diferente de início e término do serviço, por isso fique atento para não embarcar às 2h15. Isto significa que o  último trem chega à estação final às 2h15. Então conte o tempo de trajeto com uma certa antecedência para não perder seu último metrô.






  quanto custa o metrô em Paris?
O metrô de Paris pode ter inúmeras opções de preços, dependendo do trajeto e quantidade de tickets que você comprar. Você pode optar por comprar um bilhete unitário, um carnê (10 bilhetes por um preço reduzido e com os mesmos diretos) ou outros. Confira abaixo as principais opções:




- Bilhete unitário de metrô custa  1,70€
      - Carnê com 10 bilhetes custa 12€
Neste caso você economiza 5€ para os mesmos 10 bilhetes.

      - Bilhete valido 1 dia (n° de trajetos ilimitados) 6,10€
  Melhores linhas
1 Amarela (entre La Defense et Château de Vincennes) 
é um dos metrôs mais modernos de cidade e passa por vários pontos turísticos importantes como Louvre, Rivoli, Champs Elysées, Chatelet Les Halles, Bastille, Saint Paul (Marais), Gare de Lyon e tem como estações terminais Château de Vincennes – onde tem um belo castelo a se visitar e na outra ponta La Defense – o centro econômico e financeiro com prédios altíssimos e modernos e a Grande Arche contrastando com os prédios Hausmmanianos do centro de Paris.
14 Roxa (entre Saint Lazare e Olympiades)
é uma linha inteiramente automatizada, sem condutor humano e mesmo em casos de greve ela funciona. É legal ir no primeiro ou no ultimo vagão para observar o túnel que o metrô percorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário